Atendimento: 09h às 21h Seg a Sex, PLANTÃO: 24hrs |  ligue: 4003-1994

Horários de Atendimento: 10:30h às 20:30h Seg a Sáb outros dias e hrs ligue: 4003-1994       |

A importância de um Pré Natal bem feito e o acompanhamento da Doula

Publicado por Doula Brasil em

O pré-natal é um conjunto de ações assistenciais que têm como objetivo cuidar da saúde do bebê e da gestante até o parto. Esse acompanhamento é fundamental para garantir uma gravidez saudável e minimizar riscos tanto para a mãe quanto para o filho.

A importância de um Pré Natal bem feito e o acompanhamento da Doula

O pré-natal é um conjunto de ações assistenciais que têm como objetivo cuidar da saúde do bebê e da gestante até o parto. Esse acompanhamento é fundamental para garantir uma gravidez saudável e minimizar riscos tanto para a mãe quanto para o filho.

pré-natal é um conjunto de ações assistenciais que têm como objetivo cuidar da saúde do bebê e da gestante até o parto. Esse acompanhamento é fundamental para garantir uma gravidez saudável e minimizar riscos tanto para a mãe quanto para o filho.

O Pré-Natal bem feito, aliado ao acompanhamento da Doula, contribui para uma experiência de gravidez e parto mais positiva, segura e empoderadora. Vamos explorar a importância desse processo:

Detecção Precoce de Doença

O pré-natal permite a identificação precoce de doenças que possam afetar a saúde da mãe e do bebê. Através de consultas regulares, exames e testes, é possível monitorar o desenvolvimento fetal e tratar qualquer condição médica de forma adequada.

Monitoramento da Saúde da Mãe e do Bebê

Durante o pré-natal, a gestante é acompanhada de perto por profissionais de saúde. Isso possibilita o monitoramento contínuo da saúde da mãe e do bebê ao longo da gravidez. A periodicidade das consultas varia, mas geralmente segue um padrão mensal até a 28ª semana, quinzenal até a 36ª semana e semanal da 36ª até o parto.

Esse acompanhamento ajuda a prevenir complicações e a tomar medidas preventivas quando necessário.

Preparação para o Parto

Durante as consultas pré-natais, a família pode discutir e planejar o parto. É um momento para esclarecer dúvidas, montar o plano de parto e criar um ambiente seguro para receber o bebê.

Além disso, o pré-natal oferece informações sobre os diferentes tipos de parto, riscos e benefícios associados a cada via de parto.

Apoio Psicológico e Orientações

O pré-natal não se limita apenas à saúde física. Ele também inclui apoio psicológico para a gestante. Durante as consultas, são fornecidas orientações sobre hábitos de higiene, alimentação, exercícios, medicação e outros aspectos relacionados à gravidez.

O pré-natal é uma oportunidade para a gestante e sua família criarem laços com os profissionais de saúde. É também um momento para planejar o futuro, discutir expectativas e preparar-se emocionalmente para a chegada do bebê.

Além disso, a presença de uma doula durante o pré-natal e o parto pode ser extremamente benéfica:

Apoio Contínuo e Empatia

A doula é uma profissional treinada para oferecer apoio emocional, físico e informativo à gestante durante todo o processo. Ela auxilia na criação de um ambiente seguro e tranquilo, ajudando a reduzir a ansiedade e o medo da gestante.

Redução de Intervenções Médicas

A presença da doula está associada a menor uso de medicamentos, como anestésicos, e menor taxa de cesarianas desnecessárias. Ela incentiva posições naturais durante o trabalho de parto, o que pode facilitar o processo.

Certamente, negligenciar o pré-natal é arriscado e pode afetar tanto a mãe quanto o bebê de maneira significativa. É fundamental buscar assistência médica desde o início da gestação .

Fonte: gov.br

Saiba mais:

Se interessou pelo assunto?

Se profissionalize e/ou tenha o acompanhamento de uma doula


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *