O que a Doula precisa levar em sua bolsa
Publicado por Doula Brasil em
O que a Doula precisa levar em sua bolsa
Um universo dentro da bolsa da Doula
As doulas são profissionais que oferecem uma função de suma importância, elas dão apoio emocional e físico às mulheres durante a gravidez, o parto e o pós-parto. Elas estão presentes para atender às necessidades da mulher, proporcionando conforto, segurança e tranquilidade.
Como parte de seu trabalho, as doulas levam consigo uma bolsa de serviço que contém os materiais necessários para atender às necessidades da mulher e de seu acompanhante. O conteúdo da bolsa varia de acordo com as preferências da doula e da sua cliente.
Quando a doula vai fazer o atendimento a uma gestante, seja no momento do trabalho de parto ou antes, durante o período de gestação, ela carrega com ela quase que uma mudança. Na bolsa, ou muitas vezes na mala da doula, podem ter utensílios que vão ajudar no atendimento, tais como:
Leque ou ventilador de rosto
Muitas vezes durante o trabalho de parto a mulher pode sentir um calor absurdo devido ao esforço, a ponto de não suportar nem mesmo as próprias roupas. Por isso é interessante sempre ter um leque para ajuda-la a se refrescar.
Rebozo
Xale de origem mexicana, usado para realizar massagens e dar suporte e sustentação a barriga da mulher. O peso da barriga pode incomodar, usar o rebozo para dar sustentação pode ser de grande ajuda.
Bolsa térmica
A bolsa térmica tradicional ou as bolsas de sementes e ervas ajudam a aliviar as dores de cólica.
Utensílios de massagem
As doulas podem usar uma variedade de utensílios de massagem para ajudar as mulheres a aliviar as dores e tensão durante o parto e o pós-parto, como mini massageadores, bolas de massagem, de tênis e as próprias mãos.
Difusores, aromatizadores e óleos essenciais
Os óleos essenciais podem ser usados para adicionar aroma e benefícios terapêuticos à massagem. Eles podem ajudar a relaxar, reduzir a dor e melhorar o humor. Mas devem ser usados com muita cautela, prestando muita atenção no efeito de cada óleo e nunca usando-o diretamente sobre a pele sem estar diluído em algum óleo vegetal.
Caixinha de música
Ter uma música tocando pode ser de muita ajuda para descontrair e relaxar a mulher em trabalho de parto.
Troca de roupa e sapatos
É importante sempre ser prevenida. Ter de 2 a 3 trocas de roupa pode salvar o dia. Muitas vezes a doula pode se sujar de sangue, líquido amniótico, água entre outras coisinhas. Tenha sempre pijamas cirúrgicos ou seu uniforme e sapatos (que possam molhar e sujar e que sejam de fácil limpeza) reservas.
Água e comidinhas
Um trabalho pode durar horas e a doula como acompanhante da gestante pode acabar ficando um grande espaço de tempo sem comer nada. Ter barrinhas de cereal, comidinhas rápidas e bebidas pode ser de grande ajuda. É importe sempre confirmar se é permitido ou não levar alimentos no hospital que sua cliente for encaminhada.
Amor, paciência, empatia e respeito!
E os mais importantes de todos: amor, paciência, empatia e respeito acima de tudo. A doula nunca deve se esquecer de realizar seu trabalho com muito amor e paciência, dando todo o apoio necessário a sua cliente.
Os utensílios que uma doula leva em sua bolsa de trabalho vão variar e depender das necessidades de cada cliente. Em algumas situações pode acontecer de uma gestante gostar de ouvir música e até dançar antes do trabalho de parto, outras não.
Algumas mulheres vão querer usar difusores no ambiente e óleos essenciais, outras não vão suportar cheiros. Cabe a doula analisar e criar um universo personalizado para cada mulher em sua bolsa.
Fonte: material do Cursos de Doula | Doula Brasil
0 comentário