ads

O que a doula faz X Não faz

Publicado por Doula Brasil em

O que a doula faz X Não faz

O que a doula faz X Não faz

WhatsApp-Image-2021-05-20-at-20.59.34-300x253 O que a doula faz X Não faz

Ainda que a doulagem seja uma ocupação muito antiga, ainda é desconhecida por muitos. Por consequência disso, é super comum aparecer diversas dúvidas sobre qual a real função da doula. Então vem com a gente trilhar esse caminho de reconhecimento da profissional:

O QUE A DOULA FAZ:

Oferece suporte físico, pedagógico e emocional à gestante e aos seus familiares

Uma das principais funções da doula é oferecer todo o tipo de suporte para a futura mamãe e aos envolvidos do parto. Durante a gestação, a doula esclarece dúvidas e busca o caminho para que a gestante se sinta segura para passar pelo momento do parto confiante em si e no seu corpo.

Auxilia na montagem do plano de parto

A realização do plano de parto é de extrema importância para que aconteça um parto livre de violências obstétricas e intervenções médicas. O documento expressa os desejos dos pais para todas as etapas do nascimento do bebê, de acordo com o estado de saúde da gestante e da criança. A doula, nesse momento, poderá apresentar diversos modelos de plano de parto e auxiliar a futura mamãe a escolher e preencher.

Ensina métodos não farmacológicos para alívio da dor do parto

Uma tarefa importante da doula é ajudar as mulheres a suportar a dor do parto, o que pode ser alcançado através de métodos não farmacológicos, com ferramentas que possuem seus benefícios comprovados cientificamente, utilizadas durante o trabalho de parto. Como exemplos desses métodos podemos citar as massagens corporais, diversos exercícios respiratórios e banho moro de aspersão.

NÃO FAZ:

Substitui os profissionais do parto

De jeito nenhum. É super importante ter sempre em mente que a doula não substitui os profissionais de saúde envolvidos na assistência ao parto, dessa forma, a profissional também não deve executar qualquer procedimento médico ou de enfermagem, como exames de toque ou até mesmo auscultar os batimentos cardíacos do bebê. Parto só com doula é parto desassistido!

–  Cuida da saúde do recém-nascido

Não mesmo. O papel da doula é preparar a gestante para que este momento tão especial ocorra da melhor maneira possível, oferecendo suporte durante toda a gestação, parto e pós-parto. Mas lembre-se, todo esse cuidado é com a futura mamãe, o bebê deve ser acompanhado pelo médico pediatra.

Impõe o tipo de parto

Só pode ter uma doula quem deseja ter um parto humanizado? Claro que não. A profissional irá apresentar para gestante todas as informações necessárias sobre todos os tipos de parto, incluindo os benefícios e malefícios, mas claro, irá respeitar e apoiar a decisão da mulher. Afinal, esse momento é da gestante, não é mesmo?


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *