Circular de cordão: você já ouviu falar?
Publicado por Doula Brasil em
Circular do cordão
Você já deve ter ouvido alguém falar que teve que fazer cesárea pois o bebe estava com o cordão umbilical enrolado no pescoço!
A verdade é que esse é um grande MITO. A circular de cordão não é, por si só, uma indicação de cesárea.
O cordão umbilical é uma estrutura gelatinosa, torcida e bem flexível, e bem comprido, e por isso é normal que o bebe se enrole nele, durante toda a gestação. Na verdade, ele foi feito para enrolar. Segundo a literatura medica cerca de 20 a 40% dos bebes nascem com o cordão enrolado no pescoço, sem nenhum problema.
O cordão liga o bebe à placenta da mãe, e é através dele que o bebe se alimenta, respira e recebe todos os nutrientes necessários. Caso haja uma circular de cordão no seu ultrassom, ela ainda pode se desfazer. Caso se mantenha, e o médico ou enfermeira obstetra vai desenrolar do pescoço bem fácil durante o nascimento do bebê!
Geralmente essa preocupação está presente pois imaginamos que o bebe possa se enforcar por falta de ar, mas precisamos lembrar que o bebe ainda não respira pelo pulmão! Ele recebe todo o fluxo de oxigênio que necessita através do cordão umbilical, ligado a placenta da mãe. O cordão não para de pulsar no momento exato ao nascimento.
Por isso, se seu bebê estiver com o cordão enrolado no corpo ou pescoço converse com seu médico, mas fique tranquila, pois dificilmente será condição para desistir do parto normal!!
0 comentário