Mamilos sangrando durante a amamentação! E agora?
Publicado por Vitória Morais Pires em
Mamilos sangrando durante a amamentação! E agora?
Se você é mamãe e está sentindo dores nos seios ou percebe que os mamilos sangram na hora de amamentar, não se assuste! Esse é um problema de amamentação tão comum que muitas vezes as mamães julgam que é assim mesmo e ficam com a impressão de que não há o que fazer.
Mamilos doloridos, rachados ou sangrando não são normais, mas pode acontecer quando a “pega” do bebê não está correta.
Amamentar com o bico dos seios rachados ou sangrando é doloroso, e muitas vezes, a dor pode ser tão forte que a mulher para de amamentar. Porém, com um tratamento adequado, a dor diminui, a pele melhora e a mama se recupera, para que o processo de amamentação aconteça sem dor.
É preciso um certo esforço para trabalhar o jeito de o bebê pegar o peito, a fim de não machucar nem causar dor. É muito importante tomar as providências o quanto antes, para o incômodo não piorar e acabar comprometendo a amamentação e seu bem-estar da mãe e do bebe.
O que pode causar o sangramento?
Confira a seguir alguns dos principais motivos que levam os mamilos a rachar ou sangrar na época da amamentação. Pode ser também que haja mais de uma causa ao mesmo tempo:
Pega incorreta
A principal causa dos mamilos com fissuras é a pega incorreta do bebê na hora da amamentação, levando o peito a ficar irritado, rachado, com bolhas ou sangrando. Na pega correta, o peito tem de entrar bem fundo na boca da criança, e o mamilo deve ficar encostado na parte mais mole do céu da boca do bebê.
Muitas vezes, uma simples mudança de posição no jeito de dar de mamar já é de grande ajuda.
Candidíase
Caso seu filho tenha uma infecção por cândida na boca, o famoso sapinho, você poderá pegar e apresentar rachaduras ou dores agudas no seio durante ou após cada mamada. Essa dor é caracterizada como que “ardida”, de queimação, reflete nas costas e continua mesmo quando o bebê não está mamando.
Pele ressecada
A pele ressecada demais também pode provocar rachadura e até sangramento nos seios. Ela geralmente fica avermelhada e dolorida ou coçando.
Os mamilos ou os seios podem ressecar devido ao clima, a resíduos de detergente nas roupas, a loções aplicadas na região da mama, sabonetes, talco, produtos para cabelo, desodorante ou perfume.
O próprio leite do peito é altamente cicatrizante e hidratante. Passar o próprio leite do peito antes e após as mamadas costuma resolver esse problema.
Bombinha de amamentação
O uso incorreto da bombinha para extrair leite também pode machucar os mamilos, fazendo-os rachar ou sangrar.
Equipamentos utilizados de forma mais brusca podem ferir o tecido mamário, rompendo os capilares. Em casos mais extremos, algumas mulheres chegam a apresentar hemorragia sob a mama devido à sucção excessiva da bombinha.
Um recado importante!
Não se assuste se vir sangue num vômito do bebê, às vezes a presença do sangue no leite pode irritar um pouco o estômago do bebê e provocar náusea ou vômito.
Se seu seio estiver rachado, provavelmente o sangue é seu, não dele! Fique de olho e, se não melhorar, fale com o médico.
O que posso fazer para resolver o problema?
Veja algumas dicas do que fazer para melhorar a situação:
Amamente no lado menos dolorido primeiro
Se um dos lados estiver um pouco melhor que o outro, comece por ele, porque o bebê tende a ser mais gentil ao pegar o segundo peito, já que está com menos fome. Retire o bebê do peito com todo o cuidado quando ele acabar para não machucar a mama ainda mais.
Cuidado com a higiene
Não use sabonetes, álcool, pomadas ou perfume nos mamilos. A limpeza da área somente com água é suficiente.
Tomar um solzinho
Faça um banho de sol na região. Expor os seios durante 15 minutos à luz do sol pode ajudar na cicatrização.
Mantenha a região hidratada
Passe o próprio leite materno ao redor dos mamilos. Faça isso antes e depois de amamentar, ajuda nas rachaduras e a prevenir infecções. Deixe secar naturalmente antes de recolocar o sutiã e a roupa.
No caso de candidíase se o problema, não passe leite materno no peito, porque nesse caso, ele pode estimular ainda mais o crescimento de fungos.
Tome um analgésico
Se a dor for muito forte, tome um analgésico cerca de 30 minutos antes de dar de mamar. Não deixe de conversar com um profissional de saúde sobre o tipo de remédio mais adequado para você.
Qualquer que seja o motivo, a questão mais importante nesse caso é corrigir o problema e cicatrizar o mamilo o mais rápido possível, para que a amamentação não seja motivo de dor e desconforto.
Embora mamilos rachados e sangrando sejam um problema comum durante a amamentação, não deixe de tomar os cuidados necessários para resolver a dor e o incômodo. A fase de amamentar é muito importante e especial, e deve ser um momento prazeroso para a mãe e o bebê.
fonte da matéria: https://brasil.babycenter.com imagens: https://www.canva.com
0 comentário