Atendimento: 09h às 21h Seg a Sex, PLANTÃO: 24hrs |  ligue: 4003-1994

Horários de Atendimento: 10:30h às 20:30h Seg a Sáb outros dias e hrs ligue: 4003-1994       |

Mamilos sangrando durante a amamentação! E agora?

Publicado por Vitória Morais Pires em

Sangramento nos mamilos durante amamentação

Mamilos sangrando durante a amamentação! E agora?

Se você é mamãe e está sentindo dores nos seios ou percebe que os mamilos sangram na hora de amamentar, não se assuste! Esse é um problema de amamentação tão comum que muitas vezes as mamães julgam que é assim mesmo e ficam com a impressão de que não há o que fazer.

Mamilos doloridos, rachados ou sangrando não são normais, mas pode acontecer quando a “pega” do bebê não está correta.

Amamentar com o bico dos seios rachados ou sangrando é doloroso, e muitas vezes, a dor pode ser tão forte que a mulher para de amamentar. Porém, com um tratamento adequado, a dor diminui, a pele melhora e a mama se recupera, para que o processo de amamentação aconteça sem dor. 

É preciso um certo esforço para trabalhar o jeito de o bebê pegar o peito, a fim de não machucar nem causar dor. É muito importante tomar as providências o quanto antes, para o incômodo não piorar e acabar comprometendo a amamentação e seu bem-estar da mãe e do bebe.

Sangramento nos mamilos durante amamentação

O que pode causar o sangramento?

Confira a seguir alguns dos principais motivos que levam os mamilos a rachar ou sangrar na época da amamentação. Pode ser também que haja mais de uma causa ao mesmo tempo:

Pega incorreta

A principal causa dos mamilos com fissuras é a pega incorreta do bebê na hora da amamentação, levando o peito a ficar irritado, rachado, com bolhas ou sangrando. Na pega correta, o peito tem de entrar bem fundo na boca da criança, e o mamilo deve ficar encostado na parte mais mole do céu da boca do bebê. 

Muitas vezes, uma simples mudança de posição no jeito de dar de mamar já é de grande ajuda.

Dores e sangramento durante a amamentação podem ser devido a pega errado do bebê na mama.

Candidíase

Caso seu filho tenha uma infecção por cândida na boca, o famoso sapinho, você poderá pegar e apresentar rachaduras ou dores agudas no seio durante ou após cada mamada. Essa dor é caracterizada como que “ardida”, de queimação, reflete nas costas e continua mesmo quando o bebê não está mamando.

Pele ressecada

A pele ressecada demais também pode provocar rachadura e até sangramento nos seios. Ela geralmente fica avermelhada e dolorida ou coçando. 

Os mamilos ou os seios podem ressecar devido ao clima, a resíduos de detergente nas roupas, a loções aplicadas na região da mama, sabonetes, talco, produtos para cabelo, desodorante ou perfume. 

O próprio leite do peito é altamente cicatrizante e hidratante. Passar o próprio leite do peito antes e após as mamadas costuma resolver esse problema.

Um dos motivos de dor, fissuras e sangramento nos mamilos pode ser a pele ressecada.

Bombinha de amamentação

O uso incorreto da bombinha para extrair leite também pode machucar os mamilos, fazendo-os rachar ou sangrar.

Equipamentos utilizados de forma mais brusca podem ferir o tecido mamário, rompendo os capilares. Em casos mais extremos, algumas mulheres chegam a apresentar hemorragia sob a mama devido à sucção excessiva da bombinha.

O uso incorreto da bombinha para extrair leite também pode machucar os mamilos, fazendo-os rachar ou sangrar.

Um recado importante!

Não se assuste se vir sangue num vômito do bebê, às vezes a presença do sangue no leite pode irritar um pouco o estômago do bebê e provocar náusea ou vômito. 

Se seu seio estiver rachado, provavelmente o sangue é seu, não dele! Fique de olho e, se não melhorar, fale com o médico.

O que posso fazer para resolver o problema?

Veja algumas dicas do que fazer para melhorar a situação:

Amamente no lado menos dolorido primeiro

Se um dos lados estiver um pouco melhor que o outro, comece por ele, porque o bebê tende a ser mais gentil ao pegar o segundo peito, já que está com menos fome. Retire o bebê do peito com todo o cuidado quando ele acabar para não machucar a mama ainda mais.

Cuidado com a higiene

Não use sabonetes, álcool, pomadas ou perfume nos mamilos. A limpeza da área somente com água é suficiente.

Fazer a limpeza dos mamilos de forma incorreta e usando produtos incorretos pode causar ressecamento e resultar em feridas e sangramento dos mamilos.

Tomar um solzinho

Faça um banho de sol na região. Expor os seios durante 15 minutos à luz do sol pode ajudar na cicatrização.

Mantenha a região hidratada

Passe o próprio leite materno ao redor dos mamilos. Faça isso antes e depois de amamentar, ajuda nas rachaduras e a prevenir infecções. Deixe secar naturalmente antes de recolocar o sutiã e a roupa. 

No caso de candidíase se o problema, não passe leite materno no peito, porque nesse caso, ele pode estimular ainda mais o crescimento de fungos.

Tome um analgésico

Se a dor for muito forte, tome um analgésico cerca de 30 minutos antes de dar de mamar. Não deixe de conversar com um profissional de saúde sobre o tipo de remédio mais adequado para você.

Se a dor ao amamentar for muito forte, é possível a ingestão de analgésicos.

Qualquer que seja o motivo, a questão mais importante nesse caso é corrigir o problema e cicatrizar o mamilo o mais rápido possível, para que a amamentação não seja motivo de dor e desconforto.

Embora mamilos rachados e sangrando sejam um problema comum durante a amamentação, não deixe de tomar os cuidados necessários para resolver a dor e o incômodo. A fase de amamentar é muito importante e especial, e deve ser um momento prazeroso para a mãe e o bebê.

Embora mamilos rachados e sangrando sejam um problema comum durante a amamentação, não deixe de tomar os cuidados necessários para resolver a dor e o incômodo. A fase de amamentar é muito importante e especial.

fonte da matéria: https://brasil.babycenter.com          imagens: https://www.canva.com


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *