Ter uma doula no pós-parto também é importante!
Publicado por Doula Brasil em
Nesse texto serão abordados os seguintes assuntos:
Ter uma doula no pós-parto também é importante!
O puerpério é uma fase da gestação em que ocorrem intensas mudanças físicas, emocionais e psicológicas nas mulheres; e tudo isso em um curto espaço de tempo. É o momento no qual surgem diversas preocupações da mãe com seu filho, em relação aos cuidados necessários. Para além, também é comum que as mulheres se sintam inseguras com o seu próprio corpo e saúde após tantos meses de gravidez.
Sabemos, portanto, que uma atenção puerperal de qualidade e humanizada é fundamental para a saúde materna. E uma doula é totalmente capacitada para esse tipo de suporte, pois seu trabalho envolve as 3 fases da gestação: pré natal, parto e puerpério.
Papéis da Doula no pós-parto
O principal dever de uma doula no puerpério é oferecer acompanhamento físico e emocional às gestantes. Dessa forma, a profissional monitora as condições gerais da mulher após a experiência de parto, avaliando suas expectativas com essa nova fase da vida. É importante que, nesses primeiros meses, a doula esteja disponível para acolher e auxiliar sua puérpera, pois é um momento de muitas angústias – com tendência a pioras para uma depressão pós-parto.
Além de todos esses suportes, a profissional também se compromete em fornecer informações sobre as melhores práticas da mãe com o recém nascido, envolvendo principalmente questões sobre: amamentação, alimentação, educação, limpeza, entre outros.
É importante que todas as mamães tenham uma experiência saudável e positiva não apenas no pós-parto, como também nos períodos da gestação e parto. Por isso, a Doula Brasil oferece diversos Serviços de Suporte à Gestante, que contém não apenas o acompanhamento de uma Doula, como também outros diversos auxílios essenciais para as 3 fases mais importantes da vida de uma mulher!
0 comentário