Como aliviar a cólica do bebê?

O bebê está alimentado, com a fralda trocada, sem sentir frio ou calor e com o soninho em dia, mas de repente começa um choro constante, as perninhas se flexionam em direção ao abdomen e sua barriguinha fica endurecida, o que pode ser?
Essa é a famosa cólica, um desconforto intestinal que torna-se presente na vida da maioria dos bebês a partir da segunda semana e pode permancecer até o sexto mês de vida.
Apesar de assustar muitos papais de primeira viagem, a cólica é completamente comum. Mas como nenhuma mãe quer ver seu filho sentir dor, há inúmeras práticas que podem ser realizadas para diminuir o incômodo.
Quais as causas?
Primeiro, vamos conversar sobre os principais fatores que causam a cólica, os quais podem ser ocasionados pelo próprio neném (pelo fato de seu sistema digestivo ainda não estar completamente desenvolvido), quando há ingestão de ar durante a amamentação, causada pela pega incorreta na mama ou quando ele faz uso de mamadeiras. É importante ressaltar que diversos estudos já comprovaram que a alimentação da mãe não ocasiona cólicas no bebê!
O que fazer para aliviar?
Há inúmeras formas de aliviar a cólica, as principais e mais conhecidas são:
- Com movimentos circulares e ajuda de um hidratante infantil, realizar massagens na barriga do bebê
- Aquecer uma bolsa de água quente e posicionar na barriguinha do neném
- Fazer movimentos de bicicleta com as perninhas do bebê e empurrá-las em direção ao abdomen
- Colocar para arrotar após as mamadas
Contudo, salientamos que se a cólica continuar, o ideal é que um pediatra seja consultado para avaliar com precisão o que pode estar causando esse desconforto.
0 comentário