Blog

Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) para Doula

Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) para Doula

A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) é um sistema utilizado para categorizar e padronizar as ocupações profissionais no Brasil. No caso das Doulas, a CBO atribui o código 5162-25.

Descrição Sumária da Ocupação de Doula:

Aplicam procedimentos terapêuticos manipulativos, energéticos e vibracionais para tratamentos de moléstias psico-neuro-funcionais, músculo-esqueléticas e energéticas.

Tratam patologias e deformidades podais através do uso de instrumental pérfuro-cortante, medicamentos de uso tópico e órteses. Para tanto, avaliam disfunções fisiológicas, sistêmicas, energéticas e vibracionais através de métodos das medicinas oriental e convencional.

Recomendam a seus pacientes/clientes a prática de exercícios, o uso de essências florais e fitoterápicos com o objetivo de reconduzir ao equilíbrio energético, fisiológico e psico-orgânico.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer curso técnico de nível médio na(s) área(s) de atuação. Ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho – CTL, exceto os casos previstos no art. 10º do decreto 5.598/2005.

Cursos em formato de EAD não tem sua certificação válida em Hospitais e maternidades. Somente Cursos ministrados por videoconferência, ao vivo, em formato síncrono e ou presenciais certificando 180h de atividades, tem sua certificação válida em hospitais e maternidades e são reconhecidos como ocupação pelas normativas.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na área da saúde e serviços sociais. Na grande maioria atuam como autônomas, trabalhando por conta própria, de forma individual. Executam suas funções em ambiente fechado e em horário diurno.

Ser uma Doula é estar presente, informar, apoiar e empoderar a mulher durante essa jornada única e transformadora. É uma ocupação que exige empatia, conhecimento e sensibilidade para lidar com as complexidades do nascimento.

Se você está interessado em se tornar uma Doula ou deseja saber mais sobre essa ocupação, dê uma olhada nos nossos sites Doula Brasil e Cursos de Doula. A maternidade é um momento especial, e as Doulas desempenham um papel essencial para torná-lo mais positivo e significativo.

Fonte: mtecbo.gov.br

Se interessou pelo assunto?

Se profissionalize e/ou tenha o acompanhamento de uma doula

Doula Brasil

Recent Posts

A importância do Pai na jornada da Gestação ao Pós-Parto

A importância do Pai na jornada da Gestação ao Pós-Parto Na jornada da maternidade, o…

2 dias ago

Dia da Enfermagem: A parceria essencial com as doulas

Dia da Enfermagem: A parceria essencial com as doulas na jornada da Maternidade No Dia…

7 dias ago

Feliz Dia das Mães: celebrando a Maternidade

Feliz Dia das Mães: celebrando a Maternidade O Dia das Mães é uma ocasião especial,…

1 semana ago

Saúde mental em gestantes: os desafios emocionais da gravidez

Saúde mental em gestantes: os desafios emocionais da gravidez Ao se descobrir grávida, uma mulher…

2 semanas ago

Doulas: como preparar aulas de educação perinatal para suas clientes?

Doulas: como preparar aulas de educação perinatal para suas clientes? A educação perinatal é um componente essencial…

2 semanas ago

O que é laceração e episiotomia: tudo o que você precisa saber

O que é laceração e episiotomia: tudo o que você precisa saber A gestação é…

2 semanas ago