Atendimento: 09h às 21h Seg a Sex, PLANTÃO: 24hrs |  ligue: 4003-1994

Horários de Atendimento: 10:30h às 20:30h Seg a Sáb outros dias e hrs ligue: 4003-1994       |

Entendendo o Parto Humanizado

Publicado por Doula Brasil em

Parto Humanizado

Parto Humanizado

Esse nome traz a muitos uma ideia errônea a respeito do que é um Parto Humanizado. Alguns acham que se caracteriza pelo local onde isso acontece (praia, cachoeira, casa), ou simplesmente que se trata de um parto normal. Mas é muito além disso!

Se um bebê nasce na ausência de um profissional qualificado, seja um médico ou enfermeira obstetra, nada mais é que um parto desassistido.

Mas então o que é Parto Humanizado? É humanizar a forma do nascimento, é tratar a mãe e o bebê de forma respeitosa e individual.

Muitas mulheres preferem parir sem intervenções, de forma natural, pois confiam no poder do seu corpo.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que, mesmo quando for necessária alguma intervenção médica, é preciso incluir as parturientes na tomada de decisões sobre os cuidados que receberão, e seus desejos devem ser respeitados. Reconhece que cada trabalho de parto é único e que a duração da primeira etapa do processo varia de uma mulher para outra. Julga também os seguintes direitos: ter um acompanhante escolhido pela gestante para estar presente no trabalho de parto e o parto; respeitar sua escolha por posições, até mesmo no período expulsivo; a escolha de métodos não farmacológicos para alívio da dor, e caso ela queira, massagens, música ou técnicas de respiração.

No nascimento o bebê vai direto para o colo da mãe afim da realização do contato pele a pele, clampeamento oportuno do cordão umbilical (pelo menos três minutos após o nascimento ou até o cordão parar de pulsar) e amamentação nos primeiros minutos de vida.

Mesmo que o parto evolua para uma cesariana por alguma intercorrência, ele continua sendo Humanizado.

No parto humanizado a mulher tem o direito à livre movimentação, de se alimentar (as que têm baixo risco de necessitar de analgesia), querer ou não uma analgesia (iremos falar mais sobre isso em outro post).

Parto Humanizado é o parto onde a mulher é a protagonista, onde seus desejos são respeitados assim também como a fisiologia do parto.

Importante citar que a gestante que optar pelo parto humanizado precisa, assim como as outras, fazer acompanhamento de consultas de pré-natal.

 

Você, que está grávida e gostaria de se preparar melhor para o nascimento do seu filho(a), entre em contato conosco e consiga uma Doula para te ajudar com as curiosidade e dificuldades da gestação, amamentação, parto e puerpério. Nós da Doula Brasil nos preocupamos com o bem-estar das gestantes no Brasil, por isso oferecemos vários serviços afim de ajudá-las a ter seu parto humanizado.
Preencha nosso formulário ou entre em contato através de whatsapp, email ou ligação para maiores dúvidas.

Autoria : Doula Léa RJ e Enf Obstetra e Doula Lelian Formosa Go 

Se interessou pelo assunto?

Se profissionalize e/ou tenha o acompanhamento de uma doula


4 comentários

Lucas de Oliveira Campos · 30 de março de 2021 às 13:06

Fazer curso

    Doula Brasil

    Doula Brasil · 29 de abril de 2021 às 10:48

    entraremos em contatos para mais informações, e duvidas.

    Doula Brasil

    Doula Brasil · 29 de abril de 2021 às 10:56

    bom dia, iremos te apresentar nossos cursos e entraremos em contato.

Bianca Dias · 5 de agosto de 2021 às 16:40

Gostaria de informações sobre valores de planos para acompanhamento de parto humanizado

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *