Atendimento: 09h às 21h Seg a Sex, PLANTÃO: 24hrs |  ligue: 4003-1994

Horários de Atendimento: 10:30h às 20:30h Seg a Sáb outros dias e hrs ligue: 4003-1994       |

Doula: o que é? quanto custa? quais os benefícios de ter uma?

Publicado por Doula Brasil em

Doula: o que é ?

Doula: o que é?

doula consulta

A doula é a profissional que se dedica em auxiliar mulheres grávidas, fornecendo suporte emocional, psicológico, fisiológico e educacional, não apenas durante o parto, mas em todo o período de gestação e no pós-parto. Mas você pode se perguntar, doula: o que é? Vamos te explicar neste post sobre esta linda profissão.

A doula prepara a mente da gestante para que seu parto seja um momento maravilhoso e garante que ela seja protagonista de seu momento. Durante o parto, a doula proporciona um ambiente tranquilo, silencioso e aconchegante, para que a mulher se sinta relaxada. Além de usar de técnicas naturais para o alívio da dor do parto.

O preço de uma Doula

O custo do pacote dos serviços da doula, normalmente, pode girar em torno de R$1.000,00 a R$3.000,00, variando de acordo com a região, frequência, duração do atendimento e disponibilidade da doula.

Por que ter uma doula?

Os benefícios de se ter uma doula são inúmeros. Em alguns países de primeiro mundo, ter uma doula já é indispensável, pois já entendem a importância de seu papel durante o pré-parto, o parto e pós-parto

Diversos estudos comprovam os benefícios de se ter uma doula, e entre eles são incluídos:

  • Redução de 25% na duração do trabalho de parto;
  • Redução de 40% do uso de ocitocina;
  • Redução de 30% no uso de peridural;
  • Redução de 50% no índice de cesáreas;
  • Redução de 40% no uso de fórceps;
  • Redução de 60% nos pedidos de analgesia peridural;
  • Melhor pontuação de Apgar de 5 minutos;
  • Melhor satisfação com a experiência do parto;
  • Menor incidência de depressão pós-parto.

A Doula no Parto

A grande maioria das mulheres que contratam uma Doula levam em consideração o desejo de ter uma experiência de parto positiva, tranquila e não correr os riscos de sofrer intervenções desnecessárias ou pelo medo da violência obstétrica. 

Dessa forma, ela exerce seu papel pedagógico de ensinar a gestante sobre os procedimentos e intervenções médicas necessárias e desnecessárias, para que ela saiba os limites do seu corpo. Assim, a doula conduz a gestante para um parto mais humanizado possível.

Logo, é importante lembrar que a doula não exerce o trabalho de parteia ou de enfermeira obstétrica. Seus serviços são voltados para a mulher e para o trabalho de seu psicológico, que garanta seu total protagonismo.

A Doula no Sistema Único de Saúde (SUS)

Aproximadamente a partir de 2016-2017, diversos municípios começaram a agregar Doulas em maternidades públicas, visando o acesso igualitário de seus benefícios à todas as mulheres brasileiras. 

Em São Paulo, por exemplo, a formação e atuação dessas profissionais passa a ser oferecida pela Prefeitura; em Dourados (Mato Grosso do Sul), o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados oferece curso para formação de Doulas Voluntárias desde 2018.

Segundo a ONG Artemis, já são mais de 500 cidades brasileiras que permitem o acompanhamento da Doula em trabalhos de parto. Logo, a maior presença das Doulas como voluntárias ou a serviço dos hospitais públicos permite às mulheres grávidas o direito ao acompanhamento sem pagar nada. Nós do Doula Brasil, oferecemos o programa Doula Solidária à todas as gestantes que possuem dificuldades em ter o privilégio que é o acompanhamento de uma doula, por isso disponibilizamos pacotes com valores mais acessíveis e tiramos quaisque dúvidas.

Como foi dito anteriormente, o crescimento desta inclusão é uma grande conquista para Doulas e gestantes; mas ainda há muito o que melhorar.

Pensando em auxiliar diversas gestantes e garantir uma experiência saudável e feliz durante o processo de gestação, parto e pós-parto, a Doula Brasil forma em seu curso de doula excelentes profissionais certificadas e capazes de prestar todo o apoio e serviço à gestante

Autoria do Texto: Doula Brasil, Isabele Cosma, Gleyce Morais, Kátia Oliveira

Se interessou pelo assunto?

Se profissionalize e/ou tenha o acompanhamento de uma doula


2 comentários

Isabella · 21 de maio de 2021 às 15:09

quais estudos apontam essas reduções? poderiam citar quais estudos são esses em um post informativo como esse.

Nathália Ranny · 2 de junho de 2021 às 17:55

Eu gostaria de saber onde vocês tem acesso aos estudos das evidências científicas. Ando pesquisando, estou começando, mas sem sucesso.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *